EXPECTATIVAS

INCENTIVO A LEITURA!

segunda-feira, 19 de março de 2012

A PRÁTICA DA LEITURA

       A leitura é uma atividade que se realiza individualmente, mas que se insere num contexto social envolvendo capacidades que vão desde a decodificação até a compreensão e a produção do sentido para o texto que foi lido. Abrange desde o processo de alfabetização até capacidades que habilitam o aluno a participação ativa nas práticas sociais letradas.
       A compreensão dos textos realizada pelos aprendizes, é a meta principal do ensino da leitura. Ler compreendendo; desenvolve a capacidade de fazer deduções e associar elementos diversos presentes  no texto ou mesmo que façam parte da vivência do aluno, para que possam compreender as informações que não estejam explicitas no texto. Como a capacidade de acompreensão não vem automaticamente e precisa ser exercida, é necessário realizar diversas atividades, antes mesmo que a criança tenha aprendido a decodificar, pois o frofessor tem o papel fundamental de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de leitura da criança.

Um comentário:

  1. PROFESSOR É AQUELE QUE ABRE O APETITE DO ALUNO, PARA QUE APRENDA A GOSTAR DA LEITURA.O PROFESSOR TEM QUE INOVAR SUA METODOLOGIA COM A EXPECTATIVA QUE VAI CONVENCER A CRIANÇA A SENTIR PRAZER NA LEITURA.PROFESSOR MEDIADOR É FORMADOR DE ALUNO LEITOR.

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