Quando se lê paraos alunos estão em jogo conteúdos de diferentes naturezas. É possível conhecer Marco Pólo, viajar até o Ártico, conhecer os esquimós e os yanomanis. Visitar reis, rainhas e animais de todas as espécies, reais ou imaginários. Dessa forma se está ampliando o universo cultural dos alunos através do conhecimento de lugares, épocas e culturas diferentes. Mas o mais importante, neste caso, é entender que quando o professor lê para os seus alunos, está explicitando o comportamento leitor. Por isso, às vezes, não é necessário fazer nada após a leitura. O silêncio, a atenção do grupo, a expressão de cada rosto já diz tudo.Outras vezes faz-se necessário discutir, apreciar e até indicar para outra classe.
Os textos para serem lidos, devem ser escolhidos de modo que sejam atrativos aos alunos, pois poderão ajudar ainda mais este tema tõ importante que é a LEITURA na rotina da sala de aula, tanto em relação ao como fazer quanto ao porque fazer.
Os textos para serem lidos, devem ser escolhidos de modo que sejam atrativos aos alunos, pois poderão ajudar ainda mais este tema tõ importante que é a LEITURA na rotina da sala de aula, tanto em relação ao como fazer quanto ao porque fazer.
"LER NÃO É CAMINHAR E NEM VOAR SOBRE AS PALAVRAS. LER É REESCREVER O QUE ESTAMOS LENDO, É PERCEBER A CONEXÃO ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO E COMO VINCULA COM O MEU CONTEXTO."(Paulo Freire)
ResponderExcluir