EXPECTATIVAS

INCENTIVO A LEITURA!

quarta-feira, 21 de março de 2012

A compreensão da leitura na visão de Frank Smith é a base da leitura e do aprendizado.
A compreensão pode ser considerada como o fator que relaciona os aspectos relevantes do mundo à nossa volta que são: as intensões, conhecimentos e perspectiva que já possuímos em nossas mentes. E o aprendizado pode ser considerado como sendo a modificação do que já sabemos, como consequência de nossas interações com o mundo que nos rodeia. Aprende-se a ler por meio da leitura acrescentando coisas àquilo que já se sabe. Desse modo, a compreensão relaciona o novo ao material já conhecido. Por isso, se deve considerar o que já existe em nossas mentes, começando a compreender a compreensão.
A linguagem constitui-se em uma parte sustentável da teoria do mundo de qualquer ser humano e, obviamente, exerce um papel central na leitura. 
Faz necessário saber, que ler não é uma decifrar o sentido de um texto lido, mas a partir do texto, o indivíduo ser capaz de atrbuir-lhe um significado, conseguindo relacioná-lo a outros textos significativos, reconhecendo nele o tipo de leitura que seu autor pretendia entregar-se a essa leitura, ou propor outra não prevista.
A compreensão pode ser considerada como o fator que relaciona os aspectos relevante do mundo - no caso da leitura - as intenções, conhecimentos e expectativas que o ser humano possui. A prendizagem pode ser considerada como a modificação do que este já sabe, como consequência das interações estabelecidas com o mundo. A prende-se a ler  através do ato  da leitura, acrescentando fatos e ideias àquilo que já se tem conhecimento.
Assim, ler é produzir sentido, é está contextualizado no texto, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, o educador tem a obrigação de mediar situações interessantes que venham criar situações para que o exercício da leitura produza reação,interação e construção de subjetividade e conhecimento, não servindo a penas como uma atividade de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.

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