EXPECTATIVAS

INCENTIVO A LEITURA!

domingo, 18 de março de 2012

DIA-A-DIA EM SALA DE AULA

No meu dia-a dia em sala de aula vivencio muitas experiências.Como trabalho com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental e, é gratificante acompanhá-las desde o primeiro dia de aula, onde demontram apreensões e curiosidades e até mesmo assustadas com o que poderá vir no decorrer do ano letivo.
Também posso observar pais apreensivos e curiosos em saber quem será o professor do seu filho.
Nós que somos pais passamos por esses sentimentos de medo, ansiedade e orgulho, afinal nossos filhos cresceram e estão caminhando para uma talindependência, e que nos causa medo.
É interessante no primeiro dia de aula se perceber que todas  as crianças conduzindo seus bonitos e diversificados materiais escolares com seus heróis favoritos estampados. Mochilas, cadernos e caixinhas de lápis, tudo personificados e, com aquele cheirinho de novo pronto para ser utilizado na sala de aula.
A acolhida no primeiro dia de aula com meus alunos é realizada de maneira descontraida e divertida. Aproveito o momento para conhecer umpouco do meu aluno e traço um diagnóstico da turma para dectar o nível de aprendizagem em que se encontram.
Sendo compromissada com meu aluno, logo desenvolvo um olhar perceptivo em relação ao mesmo, para que aqueles que não estão acompanhando o restante do grupo. Apartir daí desenvolvo meu plano de trabalho que será meu suporte norteador nas atividades desenvolvidas.


Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção. Cada educador é em primeiro lugar um sujeito de aprendizagem; depois um, sujeito de ensino. Quem ensina aprende, ensina ao aprender.(Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário