EXPECTATIVAS

INCENTIVO A LEITURA!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS!



PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRA
JUSTIFICATIVA:
            O Projeto Brinquedos e Brincadeiras têm por base proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental, momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que eles se encontram.
OBJETIVOS DO TRABALHO:
v  Aumentar o repertório das brincadeiras infantis,
v  Participar de situações de socialização,
v  Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
v  Construção de brinquedos com sucatas,
v  Registrar de diferentes formas o brincar.

OBJETIVOS DIDÁTICOS:

*Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
*Produção de trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
*Participar de situações de comunicação oral e intercâmbio social.
*Estabelecer situações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

CONTEÚDOS:

Movimento:
§  Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e nas brincadeiras.
§  Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.
            Música:
*      Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
            Arte:
*      Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
*      Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para a construção.

Linguagem Oral e Escrita:

·         Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
·         Observação e manuseio de material impresso.
·         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·         Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
ü Pesquisa sobre brincadeiras antigas.
ü Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.( cavalo de pau, peteca, vai e vem, bilboquê, etc.).
ü Coleta de algumas sucatas para construção dos brinquedos.

ETAPAS DO TRABALHO:

·         Rodas de conversa.
·         Listar brinquedos.
·         Listar brincadeiras.
·         Propor que as crianças desenhem algumas brincadeiras e brinquedos.
·         Escrever junto com as crianças regras  de algumas brincadeiras.
·         Escrever junto com as crianças um livro de brincadeiras.
            PRODUTO FINAL:
o   EXPOSIÇÃO PARA O PÚBLICO, DOS DESENHOS, PINTURAS E BRINQUEDOS CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS E O LIVRO DE BRINCADEIRAS.



Um comentário:

  1. ESTE PROJETO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL JACUMAÚMA NA CIDADE DE AREZ/RN, COM OS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
    Profª: Sulamita

    ResponderExcluir