PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRA
JUSTIFICATIVA:
O
Projeto Brinquedos e Brincadeiras têm por base proporcionar aos alunos do
Ensino Fundamental, momentos de convivência saudável, amiga, criativa e
construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu
mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que
eles se encontram.
OBJETIVOS DO TRABALHO:
v
Aumentar o
repertório das brincadeiras infantis,
v
Participar
de situações de socialização,
v
Participar
de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
v
Construção
de brinquedos com sucatas,
v
Registrar
de diferentes formas o brincar.
OBJETIVOS
DIDÁTICOS:
Ampliar as
possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de
interação.
Produção de
trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e
da construção.
Participar
de situações de comunicação oral e intercâmbio social.
Estabelecer
situações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros
grupos.
CONTEÚDOS:
Movimento:
§
Utilização
expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e nas
brincadeiras.
§
Percepção
de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de
brincadeiras.
Música:
Participação
em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Arte:
Exploração
dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos
artísticos.
Exploração
e utilização de alguns procedimentos necessários para a construção.
Linguagem
Oral e Escrita:
·
Uso da
linguagem oral para conversar e brincar.
·
Observação
e manuseio de material impresso.
·
Valorização
da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·
Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS:
ü
Pesquisa sobre
brincadeiras antigas.
ü
Pesquisa em
livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü
Selecionar
alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.( cavalo de pau,
peteca, vai e vem, bilboquê, etc.).
ü
Coleta de
algumas sucatas para construção dos brinquedos.
ETAPAS DO
TRABALHO:
·
Rodas de
conversa.
·
Listar
brinquedos.
·
Listar
brincadeiras.
·
Propor que
as crianças desenhem algumas brincadeiras e brinquedos.
·
Escrever
junto com as crianças regras de algumas
brincadeiras.
·
Escrever
junto com as crianças um livro de brincadeiras.
PRODUTO
FINAL:
o EXPOSIÇÃO PARA O PÚBLICO, DOS DESENHOS, PINTURAS E
BRINQUEDOS CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS E O LIVRO DE BRINCADEIRAS.
ESTE PROJETO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL JACUMAÚMA NA CIDADE DE AREZ/RN, COM OS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ResponderExcluirProfª: Sulamita