EXPECTATIVAS

INCENTIVO A LEITURA!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Brincadeira Antiga; "Passa Anel"





CRIANÇAS BRINCANDO DE PASSA ANEL"
"BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS"
            Dentre as possíveis relações entre as brincadeiras de antigamente e as brincadeiras atuais, o brincar contribui para uma aprendizagem significativa desde os tempos mais antigos, onde a criança relaciona sua vivencia com a aprendizagem, dentre elas podemos citar algumas:
            Amarelinha, empinar papagaios, jogar pedrinhas (5 Marias), entre outras que foram transmitidas de geração em geração, através do conhecimento que permanecem na memória infantil. Percebemos que as novas tecnologias vêm afastando as nossas crianças destas brincadeiras de rua, realizadas nos momento de lazer.
            É muito comum se ouvir, que a Educação Infantil não é importante para a formação das crianças, pois elas só brincam. Mas esquecem que brincar é a forma privilegiada da criança se conhecer melhor, compreender e explorar o mundo, desenvolvendo suas habilidades cognitiva, motora, emocional e social, além de podermos com isso conhecer melhor as necessidades das crianças e suas habilidades. Este momento é fundamental na formação da criança, pois é o momento em que a criança realiza seus desejos, fantasias e é estimulada.

Dessa forma podemos concluir que em todas as entrevistas o brincar está relacionado com deixar a vida mais alegre, onde a criança fica feliz, se realiza, além disso, é nas brincadeiras que elas aprendem a ter limites, respeitar as regras e superar suas dificuldades individuais.
 “BRINCADEIRA ANTIGA”

      “Passa Anel”
Descrição:
Escolher quem vai ser o passador de anel.
O Passador põe o anel entre suas mãos, que estão encostada uma na outra.
Os outros jogadores ficam um ao lado do outro, com as palmas das mãos encostadas como as do passador de anel.
O passador passa as suas mãos no meio das mãos de cada um dos jogadores, deixando cair o anel na mão de um deles sem que ninguém perceba. Quando tiver passado por todos os jogadores, o passador pergunta a um deles: "Quem ficou com o anel?".
Se acertar, é o novo passador. Se não, paga o castigo que os jogadores mandarem.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta é o novo.



Um comentário: