EXPECTATIVAS

INCENTIVO A LEITURA!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS!


 

                                                        




PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRA
JUSTIFICATIVA:
            O Projeto Brinquedos e Brincadeiras têm por base proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental, momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que eles se encontram.
OBJETIVOS DO TRABALHO:
v  Aumentar o repertório das brincadeiras infantis,
v  Participar de situações de socialização,
v  Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
v  Construção de brinquedos com sucatas,
v  Registrar de diferentes formas o brincar.

OBJETIVOS DIDÁTICOS:

*Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
*Produção de trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
*Participar de situações de comunicação oral e intercâmbio social.
*Estabelecer situações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

CONTEÚDOS:

Movimento:
§  Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e nas brincadeiras.
§  Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.
            Música:
*      Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
            Arte:
*      Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
*      Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para a construção.

Linguagem Oral e Escrita:

·         Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
·         Observação e manuseio de material impresso.
·         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·         Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
ü Pesquisa sobre brincadeiras antigas.
ü Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.( cavalo de pau, peteca, vai e vem, bilboquê, etc.).
ü Coleta de algumas sucatas para construção dos brinquedos.

ETAPAS DO TRABALHO:

·         Rodas de conversa.
·         Listar brinquedos.
·         Listar brincadeiras.
·         Propor que as crianças desenhem algumas brincadeiras e brinquedos.
·         Escrever junto com as crianças regras  de algumas brincadeiras.
·         Escrever junto com as crianças um livro de brincadeiras.
            PRODUTO FINAL:
o   EXPOSIÇÃO PARA O PÚBLICO, DOS DESENHOS, PINTURAS E BRINQUEDOS CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS E O LIVRO DE BRINCADEIRAS.








BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS
            Dentre as possíveis relações entre as brincadeiras de antigamente e as brincadeiras atuais, o brincar contribui para uma aprendizagem significativa desde os tempos mais antigos, onde a criança relaciona sua vivencia com a aprendizagem, dentre elas podemos citar algumas:
            Amarelinha, empinar papagaios, jogar pedrinhas (5 Marias), entre outras que foram transmitidas de geração em geração, através do conhecimento que permanecem na memória infantil. Percebemos que as novas tecnologias vêm afastando as nossas crianças destas brincadeiras de rua, realizadas nos momento de lazer.
            É muito comum se ouvir, que a Educação Infantil não é importante para a formação das crianças, pois elas só brincam. Mas esquecem que brincar é a forma privilegiada da criança se conhecer melhor, compreender e explorar o mundo, desenvolvendo suas habilidades cognitiva, motora, emocional e social, além de podermos com isso conhecer melhor as necessidades das crianças e suas habilidades. Este momento é fundamental na formação da criança, pois é o momento em que a criança realiza seus desejos, fantasias e é estimulada.

Dessa forma podemos concluir que em todas as entrevistas o brincar está relacionado com deixar a vida mais alegre, onde a criança fica feliz, se realiza, além disso, é nas brincadeiras que elas aprendem a ter limites, respeitar as regras e superar suas dificuldades individuais.
 “BRINCADEIRA ANTIGA”

      “Passa Anel”
Descrição:
Escolher quem vai ser o passador de anel.
O Passador põe o anel entre suas mãos, que estão encostada uma na outra.
Os outros jogadores ficam um ao lado do outro, com as palmas das mãos encostadas como as do passador de anel.
O passador passa as suas mãos no meio das mãos de cada um dos jogadores, deixando cair o anel na mão de um deles sem que ninguém perceba. Quando tiver passado por todos os jogadores, o passador pergunta a um deles: "Quem ficou com o anel?".
Se acertar, é o novo passador. Se não, paga o castigo que os jogadores mandarem.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta é o novo.
                                                               
                                                         



                         
                                                                                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário