PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRA
JUSTIFICATIVA:
O
Projeto Brinquedos e Brincadeiras têm por base proporcionar aos alunos do
Ensino Fundamental, momentos de convivência saudável, amiga, criativa e
construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu
mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que
eles se encontram.
OBJETIVOS DO TRABALHO:
v
Aumentar o
repertório das brincadeiras infantis,
v
Participar
de situações de socialização,
v
Participar
de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
v
Construção
de brinquedos com sucatas,
v
Registrar
de diferentes formas o brincar.
OBJETIVOS
DIDÁTICOS:
Ampliar as
possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de
interação.
Produção de
trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e
da construção.
Participar
de situações de comunicação oral e intercâmbio social.
Estabelecer
situações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros
grupos.
CONTEÚDOS:
Movimento:
§
Utilização
expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e nas
brincadeiras.
§
Percepção
de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de
brincadeiras.
Música:
Participação
em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Arte:
Exploração
dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos
artísticos.
Exploração
e utilização de alguns procedimentos necessários para a construção.
Linguagem
Oral e Escrita:
·
Uso da
linguagem oral para conversar e brincar.
·
Observação
e manuseio de material impresso.
·
Valorização
da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·
Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS:
ü
Pesquisa sobre
brincadeiras antigas.
ü
Pesquisa em
livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü
Selecionar
alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.( cavalo de pau,
peteca, vai e vem, bilboquê, etc.).
ü
Coleta de
algumas sucatas para construção dos brinquedos.
ETAPAS DO
TRABALHO:
·
Rodas de
conversa.
·
Listar
brinquedos.
·
Listar
brincadeiras.
·
Propor que
as crianças desenhem algumas brincadeiras e brinquedos.
·
Escrever
junto com as crianças regras de algumas
brincadeiras.
·
Escrever
junto com as crianças um livro de brincadeiras.
PRODUTO
FINAL:
o EXPOSIÇÃO PARA O PÚBLICO, DOS DESENHOS, PINTURAS E
BRINQUEDOS CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS E O LIVRO DE BRINCADEIRAS.
BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS
Dentre
as possíveis relações entre as brincadeiras de antigamente e as brincadeiras
atuais, o brincar contribui para uma aprendizagem significativa desde os tempos
mais antigos, onde a criança relaciona sua vivencia com a aprendizagem, dentre
elas podemos citar algumas:
Amarelinha, empinar papagaios, jogar
pedrinhas (5 Marias), entre outras que foram transmitidas de geração em
geração, através do conhecimento que permanecem na memória infantil. Percebemos
que as novas tecnologias vêm afastando as nossas crianças destas brincadeiras
de rua, realizadas nos momento de lazer.
É muito comum se ouvir, que a
Educação Infantil não é importante para a formação das crianças, pois elas só
brincam. Mas esquecem que brincar é a forma privilegiada da criança se conhecer
melhor, compreender e explorar o mundo, desenvolvendo suas habilidades
cognitiva, motora, emocional e social, além de podermos com isso conhecer
melhor as necessidades das crianças e suas habilidades. Este momento é
fundamental na formação da criança, pois é o momento em que a criança realiza
seus desejos, fantasias e é estimulada.
Dessa forma
podemos concluir que em todas as entrevistas o brincar está relacionado com
deixar a vida mais alegre, onde a criança fica feliz, se realiza, além disso, é
nas brincadeiras que elas aprendem a ter limites, respeitar as regras e superar
suas dificuldades individuais.
“BRINCADEIRA ANTIGA”
“Passa Anel”
Descrição:
Escolher quem vai ser o
passador de anel. O Passador põe o anel entre suas mãos, que estão encostada uma na outra.
Os outros jogadores ficam um ao lado do outro, com as palmas das mãos encostadas como as do passador de anel.
O passador passa as suas mãos no meio das mãos de cada um dos jogadores, deixando cair o anel na mão de um deles sem que ninguém perceba. Quando tiver passado por todos os jogadores, o passador pergunta a um deles: "Quem ficou com o anel?".
Se acertar, é o novo passador. Se não, paga o castigo que os jogadores mandarem.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta é o novo.
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